Translate

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Fotografia: os primeiros cliques.

A invenção da fotografia
A palavra fotografia vem do grego e significa "escrita com luz". A luz é um elemento fundamental no processo pelo qual se fixam imagens sobre uma emulsão fotossensível à luz. 
A fotografia não tem um único inventor. Ela é uma especie de síntese de observações e inventos realizados  em momentos distintos da historia. Antes de se pensar na máquina fotográfica, tal como conhecemos hoje, a captação de imagens e objetos já era feita por meio de uma câmara escura.
Tanto Leonardo da Vinci (1452-1519) quanto Giovanni Batista della Porta (1541-1615), um cientista napolitano, fizeram descrições detalhadas da câmara escura, utilizada, por vezes, como auxilio ao desenho e à pintura. Um quarto totalmente sem luz possuía um orifício de um lado da parede  à sua frente pintada de branco. Quando um objeto, do lado de fora do compartimento, era posto diante do orifício, a sua imagem era projetada invertida  sobre a parede branca. Este processo de captação de imagens foi utilizado até o advento da fotografia, que deu um passo à frente: além  de captar a imagem de um objeto, conserva tal imagem e, posteriormente, a reproduz.

Os pioneiros
Em 1826, Joseph Niepce conseguiu reproduzir e fixar a imagem das construções vistas de uma das janelas de sua casa utilizando uma câmara escura e produtos químicos. Foi, então, a primeira pessoa no mundo a tirar uma verdadeira fotografia-uma imagem fixa, produzida pela ação direta da luz.
Porém, algumas descobertas decisivas para o desenvolvimento da fotografia foram feitas por Louis Daguerre, que incorporou novos produtos químicos feitos em suas pesquisas. Em 1837, o processo utilizado por esse pesquisador para captar, revelar e fixar imagens já estava padronizado. Embora os  primeiros daguerrótipo fossem de má qualidade- imagem invertida, pouco contraste tonal, tempo necessário de exposição à luz de 15 a 30 minutos-, logo foram aperfeiçoados e popularizados.

Rumo à fotografia moderna
Diferentemente da fotografia moderna, que pode ser reproduzida a partir de negativo, cada daguerrótipo era único. Em 1841, Fox Talbot inventou o primeiro sistema simples para a produção de um numero indeterminado de cópias.
Nas décadas seguintes, outros pesquisadores e inventores continuaram aperfeiçoando o processo fotográfico. Mas foi a partir da década de 1880 que a fotografia tornou-se mais acessível à grande parte das pessoas, graças a George Eastman. Seu objetivo era elaborar um sistema fotográfico por meio do qual qualquer pessoa pudesse, simplesmente, tirar uma foto. Assim em 1886, ele lançou a Kodak, uma Câmara pequena, carregada com rolo de filme. Bastava focalizar o objeto e apertar o botão. Quando todas as fotos tivessem sido tiradas, o proprietário enviava a câmara de volta a fabrica e ela lhe era devolvida recarregada, com cem cópias reveladas montadas em um cartão. Lançada com o slogan Você aperta o botão, nós fazemos o resto, a câmara alcançou um sucesso impressionantemente, sendo aprimorada nos anos posteriores.

Nasce a arte de fotografar
Desde o seu advento, a fotografia contou com grandes profissionais, que exploraram, em estilos diferentes, os recursos da linguagem fotográfica. Vejamos alguns  destes fotógrafos que marcaram o século XIX, dando os primeiros passos em direção ao desenvolvimento de uma nova forma de arte.
Nadar: Gaspard-Felix Tournachon, conhecido pelo pseudônimo Nadar, foi em sua época o mais famosos fotografo de retratos. Seu estúdio era um ponto de encontro de intelectuais da época. Arrojado, foi o primeiro a fotografar de um balão e a utilizar iluminação artificial em fotografias. Retratou personalidades de sua época com precisão e sensibilidade.
Lewis Carroll: O autor de Alice no País das Maravilhas (1865) dedicou-se aos estudos matemáticos e praticou a fotografia  como Habby. Seu trabalho foi impecável na composição dos elementos da imagem. Especializou-se em dois tipos de fotografia: retratos  de pessoas importantes da época e crianças.
Julia Margaret Cameron: Retratava amigos famosos, revelando não só os traços físicos de seus modelos, mas também um pouco de sua alma. Considerava a fotografia "arte divina". Procurava, assim como outros fotógrafos da época, tronar a fotografia próxima da pintura.
Mathew B. Brady: responsável pela cobertura fotográfica da guerra civil norte-americana. Cerca de vinte outros fotógrafos foram financiados para a realização desses trabalho no front. Sua obra trouxe alguns dos primeiros impactos dos horrores  de uma guerra captados pela fotografia.
Timothy O' Sullivan: Participante do grupo de Mthew Brady na cobertura  fotografica da guerra civil norte-americana. Após esse trabalho decidiu explorar o "novo mundo" americano, resgistrando suas paisagens.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
By:Deborah Martins de Souza